Exportação: Brasil exporta volume recorde

Com volume 16% superior ao registrado em igual período do ano anterior, as exportações do agronegócio do Brasil atingiram um novo recorde nos nove primeiros meses de 2020. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo órgão de Esalq/USP indicam ainda que os embarques do setor geraram alta de 8% na comparação anual, o equivalente a 79 bilhões de dólares no período.

“O aumento das vendas externas se deve a incrementos nos embarques dos produtos do complexo da soja, das carnes, do setor sucroalcooleiro, algodão, frutas e madeira”, afirmou o Cepea em comunicado. Em real, o faturamento cresceu 26% nos nove primeiros meses de 2020, diante da desvalorização de quase 16% da moeda brasileira frente ao dólar.

O órgão destacou ainda a continuidade do aumento da participação chinesa nas vendas do Brasil –de janeiro a setembro, os embarques para a China representaram 37% do total brasileiro. Os países da zona do euro tiveram participação de 14,3%, e os Estados Unidos de 6,3%. Se as condições meteorológicas se mantiverem favoráveis, a elevada produção brasileira e o câmbio alto devem seguir favorecendo a exportação dos produtos do agronegócio para o fechamento do ano. Assim, tanto o volume quanto o faturamento em reais com as exportações podem atingir recordes em 2020, afirma o Cepea.

Fonte: Reuters

Comments are closed.