Brasil: Biodiesel atinge maior produção nacional

Com volume de 3,82 milhões de barris equivalente de óleo (boe), Brasil registrou produção recorde de Biodiesel no fechamento do primeiro semestre de 2020. O dado foi divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e reflete crescimento de 21,9% na produção em relação ao mesmo período no ano anterior.

O campeão produtivo no recorde histórico foi o Rio Grande do Sul, com 1,06 milhão de boe no mês, seguido do Mato Grosso, com 739,1 mil boe. Fator determinante na alta produtiva, a presença da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) nas discussões do leilão de regularização de preço de boe levantou as dores do mercado e forçou o país a diminuir a mistura de 12% para 10% no diesel convencional no período de setembro a 31 de outubro – como forma de regular o mercado e adequar o preço base do biodiesel.

“A medida foi necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional, uma vez que a oferta de biodiesel para o período citado poderia não ser suficiente para atender à mistura de 12% ao diesel, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia”, afirmou a agência em comunicado oficial.  Com a redução de mistura, é previsto maior investimento produtivo e demanda em alta para o fim de 2020.

Fonte: Canal Rural

Comments are closed.